quinta-feira, 18 de março de 2010

A experiência estética


· A experiência estética decorre numa atmosfera afetiva, pois o ser humano é um ser sensível, captando cognitivamente os objectos que o rodeia através dos seus sentidos.
· Manifestando sentimentos de alegria, de júbilo, de prazer face a estes, quer sejam de origem humana ou natural, valorizando-os afetivamente, atribuindo-lhes valor estético.
· Elevando-os do plano da utilidade para o plano da contemplação estética.
· Através da contemplação estética o sujeito participa ativamente na contemplação do objeto, interpretando-o subjetivamente, criando ou recriando o objeto na sua mente.
· Experimentando prazer estético, por vezes de tal forma intensa, que transcende para um outro cosmo subjetivo, criado pela sua mente, pelos seus sentimentos face ao objeto permanecendo alheio e alterno ao mundo real, no seu heterocosmos.
· Você precisa da estetica pra entender a arte do ponto de vista estetico ( sentir tristeza, alegria, duvida, raiva e todos os sentimentos humanos).
· Você pode olhar para o céu, achar uma nuvem bonita, pode ler um texto, achá-lo bonito, isso é ter uma experiencia estetica.
· A experiência estética é a soma do seu sentimento no momento ( raiva, amor, felicidade, solidão, etc) com os valores que você traz da vida e que aprendeu no seu meio de criação ou sua tribo.
· Cada pessoa tem uma sensação diferente de outra em frente a uma obra.

A dimensão profunda da experiência estética

A psicologia da forma nos ensina que há uma tendência de nossa mente em perceber as coisas de maneira "gestaltica", isto é , numa configuração articulada, Nossa percepção procura sempre compor, com estímulos que lhe chegam,uma figura,etc.Ex:agrupar os astros, em uma seqüência de ruídos projetam um sistema.Portanto eliminamos as imperfeições da consciência, vemos de uma forma mais bem acabada.a mente também separa a figura e o fundo sendo que a figura o foco da atenção, e o que está volta é o fundoA percepção inconsciente ou subliminar é distinta da consciente, não se dando de maneira a articular estímulos em formas a mais perfeita possível nem compondo o jogo de figura e fundo A percepção consciente trabalha em eliminar uma serie de elementos , que contribuem para descodenar a articulação das figuras.
E quando percebemos algo (visual ou audiovisual) estas duas percepções trabalham juntas
A tendência da mente para construir gestalts era inaceita no ser humano. É um processo aprendida montado desde a infância. Assim evoluímos a partir de uma percepção sincrética contra os elementos inarticulados podendo fundir e justa por formas dos objetivos e as formas de suas partir; criando configurações ausentes de nossa realidade consciente , E a consciência articulada assimila os elementos em formas mais perfeitas,delimitando identificação dos objetos tornando-os irreconhecíveis
No momento da experiência, estética , a percepção se da de forma distinta da percepção pratica,havendo um maior equilíbrio entre as duas percepção, em que forma inarticuladas, simbólicas, de nossas forças inconscientes, começam a ser percebidas, assim forçando a mente a superfície a reagir.E ela reage de forma a compor gestalts mais e mais perfeitas, ocultando elementos perigosos.
Então o prazer estético, o sentimento da beleza advém desde conflito de preparação, em que a consciência busca manter os elementos não perigosos, construindo formas mais bem acabadas, plenas para prender atenção.
No momento de criação ocorre o conflito entre as duas percepções, Existe o sentimento estético da beleza que surge em nós a partir do trabalho da mente de superfície para criar uma gestalt plena o bastante para buscar e subtrair do campo perceptivo as formas inarticuladas.
E o sentimento plástico (de solides e volume das coisas percebidas) e volume (sem caráter de “realidade” provém da ação da consciência para se sobrepor à ausência de coisas verificada na percepção inconsciente.
A evolução de processo de percepção humana pode ser observada através da historia da arte, em que mostra uma transformação progressiva.