segunda-feira, 29 de março de 2010

O prazer na experiência estética

É um sentimento, que provoca polemica, pois nem sempre, uma experiência estética traz prazer para quem a provoca, podendo estar adiante da beleza física, e mesmo assim termos reações emocionais desprazeirosas.

O sentimento que você tem quando esta adiante de alguma arte, observando não é iguala da vida cotidiana. Exemplo, se você vê uma cena de teatro, cinema, etc. é diferente quando você vê na realidade. Você vê uma pessoa ser agredida, ou morta num espetáculo é diferente quando você vê realmente, na cena você sente desconforto, mais é simbólico, porque após você analisa o talento de quem provocou a cena, no entanto na realidade o sentimento é outro.

Alguns, diante de algumas obras, não experimentam esta experiência estética, pois tendo diretamente ou não alguma relação com ela, perdem a percepção pratica em relação com a estética, deixando a arte de lado, para relacionar às vezes com o que faz na prática, sentindo como se fosse uma critica para consigo mesmo. Como se um policial que assiste a um filme onde se vê cenas de corrupção, ele não relaciona a arte que vê, nem separa sua profissão com o espetáculo em si, misturando aí a percepção pratica com a estética.

Há também aqueles que indiferentemente não percebem a experiência estética por não ter conhecimento nenhum, sobre o que esta vendo, para ter prazer deve-se ter um mínimo de aprendizado de códigos estéticos presente em suas vidas e épocas. Quando por exemplo se ouve uma musica que não está acostumado ou não teve este mínimo de aprendizado, é difícil de ter uma experiência estética com ela, pois esta pessoa esta acostumada com a sua musica cotidiana, do seu dia a dia.

È preciso aprender a entender o conteúdo da obra, para se ter o prazer de apreciá-la.

È preciso aprender arte, para se ter a experiência estética, pois não tendo uma percepção justa, não entendendo a arte, não se terá esta experiência.