quinta-feira, 8 de outubro de 2009

RITMO VISUAL

R i t m o
Ritmo
Ri t mo

É o.


>Ritmo vem do grego “Rhytmos” e designa aquilo que
flui, que se move, movimento regulado.

>Ritmo está ligado a tempo e percepção.

>É o modo de organizar as estruturas repetidas na composição.







Ritmo Visual

>Repetição de linhas, formas e pontos
>Alternância
>Linhas: espessura, direção,tamanho.








































Ritmo na música - é a pulsação na música.
Trabalha com silêncios e sons.



A música, segundo a teoria
musical, é formada de três elementos principais. São eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses
três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base e o fundamento de toda
expressão musical.











R
itmo na literatura – repetição de palavras
Velocidade em que as palavras são lidas na poesia

Café com pãoCafé com pãoCafé com pão
Virgem Maria que foi isto
maquinista?
Agora simCafé com pão
Agora sim
Café com pão
Voa, fumaça
Corre, cercaAi seu foguista
Bota fogoNa fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

EFEITOS VISUAIS DE PROFUNDIDADE

Quando observamos uma obra de arte e sentimos que há uma profundidade contida nela, podemos dizer que esta profundidade implica em efeito visual obtido pela perspectiva, pela sobreposição ou diminuição dos elementos, ou ainda pelo claro escuro, cuja característica é contraste de luz e sobra apresentado na obra.





PERSPECTIVA:é o efeito de profundidade conseguido na obra por meio de trajetória das linhas que se deslocam no plano.Linhas retas paralelas, dão a sensação de convergir como aumento da distância












SUPERPOSIÇAO DE ELEMENTOS é o efeito de profundidade obtido pelo conjunto de elementos que se sobrepõem.Consegue-se uma sensação de profundidade, quando um objecto encobre parcialmente outro. Esta sensação pode ser aumentada pela presença de sombras na composição








DIMINUIÇÃO DE ELEMENTOS é o efeito de profundidade conseguido pela colocação de elementos diminuídos; os elementos maiores parecem então mais próximos do observador.















CLARO ESCURO é o efeito de profundidade obtido pelo tratamento dos elementos visuais em tons mais claros e mais escuros. Ex. nos casos da linha os traços devem ser fortes ou espessos nos elementos mais próximos , e mais fracos ou menos espessos nos elementos mais distantes.







BOM PARA CONHECER...


Instituto Inhotim

Em 2005, foi criada a Instituição Inhotim, privada e sem fins lucrativos. Inhotim em ao meio a um parque ambiental é constituído por uma sequência não linear de pavilhões, assim sendo um complexo museológico original com uma área de 1,200 hectáres.

Além de uma grande coleção de obra de arte, Inhotim tem uma interação muito grande com a naturerza. E é lá que se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo.A instituição se localiza em Brumadinho, à 60 quilômetros de Belo Horizonte.

Em Inhotim, possui fotografias, vídeos, pinturas, desenhos, instalações de artistas nacionais e internacionais e esculturas. O maior foco são obras feitas em 1960, mas contém um acervo de arte conteporânea desde meados de 1980. Contém um acervo de aproximadamente 500 obras e com mais de 100 artistas como, Tunga, Roberto Burle Marx e Paul Mac Carthey.

Promovendo a sociedade à uma série de ações de valores da arte, do meio ambiente, da cidadania e diversidade cultural, o a sua parte Educativa atua em duas frentes que são: Arte Educação e Educação Ambiental.

OBRAS







Adriana Varejão, Celacanto Provoca Maremoto, 2004 - 2008, óleo e gesso sobre tela, 110 X 110
cm cada, 184 peças











Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa 5 Hendrix War, 1973













Jarbas Lopes, Troca-Troca, 2002, fuscas com aparelhagem de som, dimensões variáveis









Cildo Meireles - Zero Cruzeiro, litografia offset sobre papel, 7 X 15,5 cm






TRABALHOS EM SALA DE AULA...


LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE


Eugênio de Proença Sigaud, Acidente de trabalho (1944, eucástica sobre tela, 131 x 95 cm.

DESCRIÇÃO

No cenário veem-se obras em construção, prédios. Mais ao fundo há caminhões descarregando cimento. Entre as construções, há um homem estirado no chão. Os outros homens rodeiam-no, observando-o. Os que estão mais distantes aproximam-se aos poucos. As cores são amareladas. Há alguns pássaros sobrevoando a multidão.

ANÁLISE

A visão da cena é superior inclinada, dando ao quadro noções de profundidade. Quanto mais ao fundo estão as formas, mais desfocadas parecem. A textura é áspera e as cores, amareladas e sombrias, dão um ar de tristeza à cena, reforçando a impressão do sentimento dos trabalhadores diante do companheiro caído no chão, provavelmente de um andaime.

INTERPRETAÇÃO

A imagem representa a tristeza da morte de um trabalhor, possivelmente caído de um andaime. Mostra a compaixão dos colegas pelo amigo, aparentemente já morto, rodeado pelos homens lamentando seu fim trágico.

INSTRUMENTALISMO

A obra parece ter sido feita para denunciar as más condições trabalhistas, a falta de segurança, de equipamentos adequados. E falta de preocupação e respeito diante dos trabalhadores, pessoas humildes, que dão tudo de si pelo trabalho, arriscando-se pelas necessidades que passam.