LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE
Eugênio de Proença Sigaud, Acidente de trabalho (1944, eucástica sobre tela, 131 x 95 cm.
DESCRIÇÃO
No cenário veem-se obras em construção, prédios. Mais ao fundo há caminhões descarregando cimento. Entre as construções, há um homem estirado no chão. Os outros homens rodeiam-no, observando-o. Os que estão mais distantes aproximam-se aos poucos. As cores são amareladas. Há alguns pássaros sobrevoando a multidão.
ANÁLISE
A visão da cena é superior inclinada, dando ao quadro noções de profundidade. Quanto mais ao fundo estão as formas, mais desfocadas parecem. A textura é áspera e as cores, amareladas e sombrias, dão um ar de tristeza à cena, reforçando a impressão do sentimento dos trabalhadores diante do companheiro caído no chão, provavelmente de um andaime.
INTERPRETAÇÃO
A imagem representa a tristeza da morte de um trabalhor, possivelmente caído de um andaime. Mostra a compaixão dos colegas pelo amigo, aparentemente já morto, rodeado pelos homens lamentando seu fim trágico.
INSTRUMENTALISMO
A obra parece ter sido feita para denunciar as más condições trabalhistas, a falta de segurança, de equipamentos adequados. E falta de preocupação e respeito diante dos trabalhadores, pessoas humildes, que dão tudo de si pelo trabalho, arriscando-se pelas necessidades que passam.
1 comentários:
Nossa , gostei muito ! me ajudou de mais *--*
Postar um comentário