· A experiência estética decorre numa atmosfera afetiva, pois o ser humano é um ser sensível, captando cognitivamente os objectos que o rodeia através dos seus sentidos.
· Manifestando sentimentos de alegria, de júbilo, de prazer face a estes, quer sejam de origem humana ou natural, valorizando-os afetivamente, atribuindo-lhes valor estético.
· Elevando-os do plano da utilidade para o plano da contemplação estética.
· Através da contemplação estética o sujeito participa ativamente na contemplação do objeto, interpretando-o subjetivamente, criando ou recriando o objeto na sua mente.
· Experimentando prazer estético, por vezes de tal forma intensa, que transcende para um outro cosmo subjetivo, criado pela sua mente, pelos seus sentimentos face ao objeto permanecendo alheio e alterno ao mundo real, no seu heterocosmos.
· Você precisa da estetica pra entender a arte do ponto de vista estetico ( sentir tristeza, alegria, duvida, raiva e todos os sentimentos humanos).
· Você pode olhar para o céu, achar uma nuvem bonita, pode ler um texto, achá-lo bonito, isso é ter uma experiencia estetica.
· A experiência estética é a soma do seu sentimento no momento ( raiva, amor, felicidade, solidão, etc) com os valores que você traz da vida e que aprendeu no seu meio de criação ou sua tribo.
· Cada pessoa tem uma sensação diferente de outra em frente a uma obra.
0 comentários:
Postar um comentário